Cone do silêncio, como o do Agente 86, ajuda a se concentrar no escritório
Happy Hour
Os fãs das séries de TV americanas devem se lembrar de Maxwell Smart, personagem principal de ''Agente 86''. Espécie de James Bond atrapalhado, o agente secreto também tinha seus artefatos tecnológicos para combater o crime. Um dos mais lembrados é o cone do silêncio, usado em conversas sigilosas com seu chefe.
Um estúdio de design da Finlândia criou uma peça que lembra bastante o tal cone. É uma espécie de capacete de feltro, projetado para dar mais privacidade em escritórios abertos, onde não há paredes ou divisões entre os funcionários.
A peça foi exibida na feira de móveis de Estocolmo, na Suécia, que terminou no dia 13 de fevereiro.
Ela pode ser usada de duas maneiras: com uma base, para segurá-la em cima da cabeça (como o cone do silêncio), ou apoiada em uma mesa, ao redor da tela do computador.
A peça ''ajuda a criar imediatamente um território seu, eliminando elementos que interfiram na sua concentração, como barulhos ou distrações visuais'', diz o site onde é vendida. ''Ao mesmo tempo, ela sinaliza aos outros que você não deve ser perturbado.''
Como é de se imaginar, os criadores dizem que o objeto não elimina o barulho, mas o diminui consideravelmente e que, quando se fala ao telefone embaixo dele, as outras pessoas não conseguem ouvir a conversa tão bem.
A peça é assinada pelo estúdio MottoWasabi e vendida pela marca Vivero, que não divulgou o preço no site (http://zip.net/bgsVYv, link encurtado e seguro).
A série “Agente 86” foi produzida de 1965 a 1970 e teve uma nova versão em 1995. Em 2008, ela foi para os cinemas, com um filme estrelado por Steve Carell e Anne Hathaway.