Dá para ficar rico trabalhando para os outros? 7 hábitos que podem ajudar
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Quando ouve falar em um milionário, você logo pensa em um empresário de sucesso, que comanda um negócio criado ou herdado por ele?
Ainda que essa visão não esteja errada, é possível, sim, ganhar muito dinheiro sendo empregado, segundo o consultor financeiro Thomas Corley, autor de ''Rich Habits: The Daily Success Habits of Wealthy Individuals'' (Hábitos dos Ricos: Os Hábitos Diários de Sucesso dos Indivíduos Endinheirados).
O livro é baseado em um estudo que fez com 233 pessoas, cada uma com pelo menos US$ 160 mil (R$ 503,6 mil) de renda anual e US$ 3,2 milhões (R$ 10 milhões) em bens.
Dos entrevistados, 177 conquistaram a própria fortuna (ou seja, não são herdeiros), segundo o autor. Desse grupo, 39% ficou rico trabalhando para outras pessoas. ''Nem todo mundo fica rico comandando um negócio próprio. Existem muitos caminhos para a riqueza, e um deles é ser um funcionário indispensável'', afirma Corley em artigo no site ''Business Insider''.
O autor diz que, para chegar a esse patamar, os empregados milionários tinham pelo menos um de sete hábitos. Conheça os sete.
1. Trabalhar horas a mais
As pessoas que o autor entrevistou trabalhavam uma média de 51 horas por semana, e 44% delas começavam a trabalhar três horas antes de seus colegas.
É bom lembrar, porém, que a legislação brasileira define o limite de oito horas por dia e 44 horas por semana para a jornada de trabalho, com a possibilidade de duas horas extras por dia. A reforma trabalhista, sancionada recentemente pelo governo, permite o regime de 12×36, em que a pessoa trabalha 12 horas, mas deve folgar 36 horas em seguida.
2. Achar um ''nicho''
Os milionários pesquisados desenvolveram um nicho de atuação dentro da empresa. Eles se especializaram em tarefas que outros evitavam porque eram mais trabalhosas, tinham obstáculos para sua execução ou exigiam um grande investimento de tempo para serem aprendidas e dominadas.
3. Aproximar-se dos chefes
Os entrevistados construíram relações fortes com altos executivos, tanto da empresa onde trabalhavam quanto de outras do mesmo ramo. Eles se aproximaram, por exemplo, fazendo trabalhos voluntários nas mesmas entidades e ONGs que esses executivos.
4. Assumir responsabilidades extras
Os empregados milionários buscaram projetos extras com os quais pudessem melhorar ou desenvolver novas habilidades. Isso lhes deu a oportunidade de trabalhar com pessoas acima deles na companhia. Assim, podiam mostrar suas qualidades, conhecimentos e ética no trabalho a pessoas com quem não costumavam ter contato direto no dia a dia.
5. Desenvolver paciência e persistência
Muitos funcionários deixam o emprego quando não conseguem a promoção que julgam merecer. Os empregados ricos, de acordo com o autor, persistiram no cargo e, em algum momento, foram recompensados com a tal promoção.
6. Controlar as emoções
Esses empregados também esforçavam-se para manter o pensamento positivo e o otimismo e para não perder a calma, o que deixava os colegas mais à vontade. Como as pessoas gostavam de trabalhar com eles, eram os primeiros a receber promoções.
7. Contar fofocas (do bem)
A fofoca não é um bom hábito, principalmente no ambiente de trabalho. Mas o autor defende o que chama de ''fofoca do bem'': fazer apenas elogios aos colegas de trabalho quando eles não estão por perto. Dessa forma, eles criaram uma boa reputação, tornando-se queridos e confiáveis.