Happy Hour

Bartender fala sobre a rotina da profissão e dá dicas para os iniciantes

Happy Hour

  • Junior Lago/UOL


Ao mesmo tempo em que dedica seu tempo para o trabalho, o bartender Felipe da Conceição, 24, também aprimora suas técnicas para competir. “Conquistei minha primeira vitória no Heineken Global Bartender. Agora estou aguardando pela etapa nacional em outubro”, diz o jovem que conseguiu se classificar para a etapa regional da competição.

De acordo com ele, ''se tudo der certo'', em dezembro estará competindo com bartenders de outros países na etapa mundial em Amsterdã, na Holanda.

Felipe conta que o interesse pela profissão veio depois de ter trabalhado numa casa de shows em São Paulo, onde começou como garçom e depois foi para o bar. “Lá eu só servia doses e foi também onde aprendi a fazer a minha primeira caipirinha”, diz.

Após o período em que trabalhou na casa de shows, ele serviu o Exército durante três anos e depois que deixou a corporação, quis voltar para a vida noturna em bares. “Foi aí que um amigo que me falou sobre um curso gratuito e eu decidi que queria ser bartender.”

Para dedicar-se inteiramente ao curso, Felipe se manteve com trabalhos freelances. “Quis me aprofundar nesse mundo, obter um conhecimento muito além da caipirinha e das doses que eu já estava acostumado”, afirma.

Com a capacitação concluída, o jovem atuou em alguns bares. Há quatro meses trabalha como bartender numa hamburgueria localizada na zona oeste de São Paulo.

Profissão tem vantagens e desvantagens

Segundo Felipe, uma das vantagens de ser bartender é que você pode trabalhar em lugares diferentes, conhecer muitas pessoas e fazer contatos com outros profissionais até de outras áreas como distribuidores, chefs e executivos.

A parte chata, segundo ele, é o transporte público para quem trabalha de noite ou de madrugada. ''Muitas vezes estou cansado e tenho que esperar muito no ponto de ônibus para poder chegar em casa. Mas mesmo assim eu amo trabalhar na noite.''

Outro empecilho é ter que lidar com clientes que exageraram na bebida. ''Tento convencê-los de que chegou a hora de parar. Às vezes consigo às vezes não. É nessa hora que preciso manter a calma para poder contornar a situação”, diz.

Felipe tem algumas dicas para quem pretende ser tornar um bartender ou que está começando na profissão:

– Não tenha medo do trabalho;

– Não se importe em ter que fazer algum serviço pesado. ''Acredite, você vai pegar no pesado querendo ou não'';

– Lembre que você estará abrindo mão das suas noitadas com os amigos para poder levar alegria e diversão para outras pessoas;

– Faça o seu trabalho amor e dedicação. No final, o maior pagamento que vocês receberão será o sorriso e o agradecimento dos seus clientes.

''O dinheiro também é importante, mas nada se compara à satisfação de um trabalho bem feito'', afirma Felipe.