Happy Hour

Tem oferta para trocar de emprego, como Neymar? Não pense só no dinheiro

Happy Hour

Neymar deixou o Barcelona e foi anunciado pelo Paris Saint-Germain, naquela que se tornou a transferência mais cara da história do futebol. O time francês desembolsou 222 milhões de euros (cerca de R$ 821 milhões) para contar com o craque brasileiro.

O PSG é um clube de expressão bem menor e menos conquistas do que o Barcelona. Além disso, a liga francesa não tem a mesma badalação e competitividade da espanhola.

Mesmo assim, Neymar foi seduzido por uma proposta salarial que, segundo foi noticiado, poderá chegar a 40 milhões de euros ao ano, dependendo de bônus e premiações –muito acima dos 16 milhões de euros que ganha atualmente. Mas, além do salário, outros fatores atraíram o jogador, como a chance de crescimento profissional.

No mercado de trabalho é possível enfrentar situações parecidas com a de Neymar ao receber uma oferta para mudar de emprego (ainda que com cifras bem menos astronômicas).

Nessa hora, mesmo que a proposta salarial seja muito boa, é necessário ficar atento a outros pontos, segundo Caio Arnaes, gerente sênior de divisão da empresa de recrutamento Robert Half.

''Dinheiro é importante, não sejamos hipócritas, mas não é único ponto que tem que analisar'', afirma Arnaes.

Confira algumas perguntas que você deve fazer antes de aceitar uma proposta para mudar de emprego, segundo a Robert Half.

1 – A empresa oferece chance de crescimento?

Segundo veículos de comunicação divulgaram ao longo da negociação, um dos fatores que teriam seduzido Neymar seria a chance de ser protagonista no PSG. No Barcelona, por mais que tenha feito sucesso nos anos em que jogou lá, o astro principal era Lionel Messi — e provavelmente continuará sendo, já que recentemente o argentino renovou contrato com o clube até 2021.

Ao trocar de time, Neymar vislumbraria a possibilidade de crescer fora da sombra de Messi.

Em sua apresentação ao PSG, porém, Neymar negou que a presença de Messi no Barcelona atrapalhasse.

Caso você receba uma proposta de emprego, procure checar se a companhia tem plano de carreira para seus funcionários e compare as suas possibilidades de desenvolvimento no atual e no novo emprego, segundo a Robert Half.

2 – A cultura da empresa combina com você?

Neymar sentiu a falta de amigos brasileiros no elenco do Barcelona. O PSG atualmente conta com Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Lucas Moura, seus amigos de seleção brasileira.

O ambiente de trabalho também conta e deve estar de acordo com seu perfil, para aumentar as chances de sucesso profissional.

Procure observar o ambiente da empresa que fez a proposta. É formal ou informal demais? Você se sentiria bem em um local assim?

Analise o comportamento das pessoas e a forma como os profissionais se vestem caso tenha a chance de visitar o escritório. São informações que acabam dando sinais de como é a cultura da empresa.

3 – Você sabe tudo sobre a nova função?

No PSG, Neymar terá o direito de indicar contratações e até dar pitacos no esquema tático do time, segundo o Blog do Marcel Rizzo, regalias que fazem parte do projeto esportivo oferecido ao craque.

A não ser em casos de altos executivos, dificilmente o profissional contratado chega com esse moral para mandar e desmandar. De qualquer forma, é importante buscar o máximo de informações sobre sua nova função antes de aceitar a proposta.

Na entrevista de emprego, faça perguntas ao recrutador para descobrir a descrição real do novo trabalho. Procure conhecer quem será seu futuro chefe e, se possível, alguns colegas de equipe.

4 – O que você ganha com a mudança?

Outra informação divulgada por jornalistas durante a negociação é que, além do lado financeiro, Neymar acreditaria que no PSG terá mais chances de conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo, que seria um de seus maiores objetivos na carreira.

Isso, porém, também foi negado pelo jogador ao chegar ao novo clube''Eu não vim ao Paris para ser o melhor do mundo. Isso acontece naturalmente'', afirmou.

De qualquer maneira, é certo que ele abriu mão do entrosamento e da idolatria que tinha no Barcelona, além da segurança de atuar em um dos clubes mais vitoriosos e queridos do mundo.

Toda decisão leva a perdas e ganhos. Faça uma lista dos prós e contras e pondere os aspectos positivos e negativos de aceitar o novo trabalho.  Ao mesmo tempo, tenha bem claro seu objetivo de carreira.

5 – Os valores da companhia estão alinhados aos seus valores pessoais?

O PSG foi comprado por um grupo de investimentos do Qatar em 2011. Desde então, seu principal objetivo é a conquista da Liga dos Campeões, campeonato de clubes mais importante da Europa.

Neymar já conquistou o torneio jogando pelo Barcelona, mas ao lado de Messi, astro maior do time, como já foi dito. Ser protagonista de uma conquista da Liga dos Campeões pelo PSG aumentaria consideravelmente suas chances de se tornar o melhor do mundo.

O clube e o jogador compartilham a ambição de alçar voos maiores. Mas, além de ambições, é importante compartilhar os mesmos valores da empresa onde trabalha.

Uma incompatibilidade nesse sentido provavelmente vai diminuir sua motivação para o trabalho e, consequentemente, sua produtividade.

Neymar explica decisão de acertar com PSG