Happy Hour

Entrevista de emprego: se para você é um drama, para ele é motivo de piada

Happy Hour

Procurar emprego não é uma tarefa fácil. Os candidatos enfrentam muitos problemas no caminho para conquistar a tão sonhada vaga.

Noites em claro disparando currículos, anúncios com requisitos difíceis de serem alcançados, processos com inúmeras etapas que se arrastam por semanas, perguntas desagradáveis na entrevista, longas dinâmicas de grupo com atividades que parecem não levar a nada e a expectativa por uma resposta do RH que nunca chega são algumas das experiências ruins enfrentadas.

Isso para descobrir, ao final, que a vaga ficou com o sobrinho do dono da empresa.

Esse tipo de infortúnio é inspiração para as piadas de Raphael Palazzo, paulistano de 21 anos que criou e administra a ''Entrevistamento'', página do Facebook que brinca com o martírio para arranjar um emprego.

Grande parte dos memes da página, que tem mais de 570 mil curtidas, é criada com fotos de bancos de imagens da internet, em que o jovem escreve legendas engraçadas, como diálogos esdrúxulos entre candidatos e entrevistadores.

Ideia após frustração

Ele diz que a maioria das ideias é sua, mas também posta sugestões de seguidores, eventualmente. ''As ideias surgem a partir das experiências com processos seletivos, e também de relatos ou de situações que ainda vejo no dia a dia.''

Raphael Palazzo criou a página "Entrevistamento"

Raphael Palazzo criou a página ''Entrevistamento''

Palazzo diz que criou primeiro o perfil no Twitter há cerca de dois anos, após ficar frustrado com a longa seleção para um estágio em marketing de uma multinacional de varejo. ''Entre uma delas (etapas), não entraram mais em contato. Soube posteriormente que tiveram de abrir a mesma vaga novamente, após menos de três meses de contratação'', conta.

Recém-formado em publicidade e procurando emprego, ele diz que já passou por algumas situações ruins em processos. ''Em uma delas, a luz acabou na região, e tive de prosseguir a apresentação da dinâmica com uma lanterna que carregava na mochila. Infelizmente, não viram 'possuir uma lanterna' como um diferencial'', brinca.

Dinâmicas de grupo são odiadas

As dinâmicas de grupo, inclusive, são a pior parte da busca por trabalho, para ele e grande parte de seus seguidores.

''Há um consenso na página de que as dinâmicas em grupo são as mais odiadas e, ao mesmo tempo, uma das etapas onde mais são relatadas situações desagradáveis''

Mesmo caçoando tanto do trabalho dos profissionais de RH, Palazzo diz que eles não costumam ficar magoados. ''Incrivelmente, tenho um feedback muito bacana deles! O 'Entrevistamento' não é uma militância, então eu entendo que, de fato, nem sempre o RH tem culpa e, muitas vezes, os profissionais da área sofrem com o excesso de responsabilidades.''

Além do Facebook e do Twitter, o “Entrevistamento” também tem página no Instagram e canal no Youtube.

Jogo rápido

O Blog Happy Hour fez um jogo rápido por e-mail com Palazzo para saber se ele está afiado depois de tanta experiência com o mundo das entrevistas de emprego.

Happy Hour: Você está desempregado?

Raphael Palazzo: Eu não diria desempregado, eu diria que estou exercendo uma atividade não-remunerada com foco em prospecção de empresas interessadas em efetivação e crescimento profissional de terceiros que sejam, na verdade, minha pessoa.

HH: Quantos currículos você já imprimiu na vida?

RP: Aproximadamente o mesmo número de estrelas no céu.

HH: Qual é o seu maior defeito?

RP: Perfeccionista… Brincadeira, hahahahaha.

HH: Se você fosse um animal, qual seria?

RP: Uma formiga, pois ela é excelente em trabalho em equipe. (Brincadeira, um bicho-preguiça mesmo).

HH: O que gosta de fazer nas horas livres?

RP: Cursos de Excel… Avançar no mercado… Enviar currículos…

HH: Você fez intercâmbio?

RP: Claro! Morei em Londres! Na região de… É… Éééé… Do centro…

HH: Tem pacote Adobe ou pacote Office?

RP: Ambos. Eles são almas gêmeas. *—*

HH: O que prefere: vale-refeição ou refeitório da firma?

RP: VR! Sem dúvida, VR! Não que seja ruim aquele refeitório pequeno e abafado, com 25 funcionários e só um microondas, onde alguém chega com uma lasanha congelada e todos têm de esperar 15 minutos para esquentar sua comida.

HH: A culpa é sempre do estagiário?

RP: E de quem mais seria?

HH: Você sabe qual é o segredo para conseguir um emprego? Poderia passar para a gente?

RP: Claro que sei! O segredo consiste em seis palavrinhas mágicas: ''Tio, tem vaga lá na empresa?''.

Leia mais: