Happy Hour

Tem medo que robôs roubem o seu emprego? Site mostra a probabilidade

Happy Hour

A sua profissão vai existir no ano que vem? Provavelmente, sim. E daqui a 50 anos? É mais difícil dizer. Até lá, pode ser que um robô esteja em seu lugar.

O site americano ''Will Robots Take My Job?'' (''Robôs vão tirar meu emprego?'') pode ajudá-lo a prever as perspectivas da sua profissão para os próximos anos.

Ele foi feito com base em um estudo de 2013 dos pesquisadores Carl Benedikt Frey e Michael A. Osborne, que analisaram mais de 700 profissões e calcularam a probabilidade de que elas sejam automatizadas nos próximos anos, com o avanço de novas tecnologias.

Os taxistas e os motoristas particulares, por exemplo, têm 89% de chance de serem substituídos. Essa projeção faz sentido, já que diversas empresas têm investido no desenvolvimento de carros autônomos.

Caixas, como os de supermercado, têm uma situação ainda mais complicada, com 97% de risco de serem substituídos.

A pesquisa leva em conta dados dos EUA, mas os criadores do site afirmam que os resultados podem ser aplicados para outros países também.

Profissões que devem sumir

Entre as profissões que mais correm risco, estão operadores de telemarketing, relojoeiros e costureiros manuais, todos com 99% de chances de serem automatizadas nos próximos anos.

Na outra ponta da tabela, a profissão mais ''segura'' é a de terapeuta recreativo — profissional que planeja e executa atividades com pacientes em hospitais e casas de repouso, por exemplo. Ela tem apenas 0,28% de chance de ser computadorizada.

Pula, gira e corre! Robô Handle causa espanto por movimentos de superatleta