Happy Hour

Monsanto contrata diretor com função de conquistar jovens da geração Y

Happy Hour

Vance Crowe, diretor de engajamento da geração do milênio na Monsanto

Vance Crowe, diretor de engajamento da geração do milênio na Monsanto

Vistos por muitas empresas como funcionários problemáticos, os jovens da geração Y são, também, cobiçados enquanto consumidores. Um exemplo da busca de grandes corporações por cair nas graças desses jovens é o da Monsanto. A multinacional do ramo de agricultura e biotecnologia contratou recentemente um diretor que tem a função única de conquistar a geração Y.

Vance Crowe, 32, é diretor de engajamento da geração do milênio (“millennials”), como também são chamados os nascidos entre os primeiros anos da década de 1980 e o começo dos anos 2000. O próprio Crowe se considera um integrante dessa geração, como disse em entrevista à rádio norte-americana NPR.

A geração Y é conhecida por se importar com a cadeia produtiva e preferir produtos feitos de maneira sustentável, respeitando a comunidade local e a legislação trabalhista. Uma das tarefas do novo diretor é justamente tentar convencer os jovens de que a conduta da Monsanto é condizente com esses valores.

A empreitada é difícil especialmente para a Monsanto, que não tem uma boa fama. Uma pesquisa divulgada pelo instituto norte-americano Harris Polls, em maio, mostrou as empresas com as melhores e as piores reputações nos Estados Unidos. A Monsanto apareceu como a terceira companhia com pior fama, atrás apenas do Bank of America e da multinacional de petróleo e energia BP.

A péssima colocação da Monsanto no ranking pode ser devida à posição da empresa quanto a assuntos polêmicos, como a defesa dos alimentos transgênicos. Grupos ambientalistas também acusam a companhia de contaminar alimentos com pesticidas, levar à falência pequenos agricultores e destruir o meio ambiente.

Crowe, que é fundador de uma consultoria de comunicação, vai precisar empregar todo o seu conhecimento de retórica para convencer os jovens da geração Y de que a conduta da empresa em todas essas questões, tão caras a eles, é correta.