Happy Hour

Veja 10 perguntas mais usadas pelos recrutadores e saiba como respondê-las

Happy Hour

Nas entrevistas de emprego, as respostas do candidato para os questionamentos do selecionador são decisivas e podem determinar o sucesso ou o fracasso.

Por isso a gerente nacional de recrutamento e seleção da ManpwerGroup, Lisângela Melo, elaborou uma lista com as dez perguntas mais utilizadas pelos recrutadores em processos seletivos de empregos.

A especialista ainda dá dicas sobre o que é importante dizer e destacar nas respostas. Confira:

1 – Fale-me sobre você.
Descreva o que já realizou na sua vida profissional. Evite mencionar interesses ou atividades que não estão relacionadas com a sua atividade laboral. Mantenha uma linha sequencial de raciocínio e acontecimentos.

2 – Quais são seus objetivos a curto e longo prazo?
Analise a empresa antes da entrevista. Seja específico e tente aproximar os seus objetivos aos da companhia.

3 – Porque deixou o seu último emprego?
Mantenha sempre um tom positivo. Evite mencionar problemas graves ocorridos na empresa anterior e nunca mencione conflitos com os seus superiores ou efeitos colaterais causados pelo antigo emprego como estresse, por exemplo.

4 – O que fez para melhorar os seus conhecimentos técnicos no último ano?
Mencione os cursos e treinamentos realizados durante as últimas experiências profissionais e especifique o objetivo de cada um. Esclareça quais foram custeados pela empresa anterior e quais foram pagos por você.

5 – Porque você quer trabalhar nesta organização?
Essa pode ser a sua resposta mais importante. Baseie-se na pesquisa que fez sobre a organização. Seja absolutamente sincero, já que qualquer falsidade poderá causar a sua eliminação.

6 – Explique como você pode ser um parceiro útil para nossa organização.
Destaque os seus pontos mais positivos, características e experiências, especialmente aqueles que mais se relacionam com a oportunidade.

7 – Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O selecionador espera que você seja capaz de identificar uma situação problema e sua capacidade de analisar alternativas e consequências para decidir a melhor forma de resolvê-lo.

8 – O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero e lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, mas também preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9 – Que avaliação você faz da sua última experiência profissional?
Fale sobre o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Evite apontar defeitos para não causar uma má impressão no selecionador.

10 – Quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.